O que é realidade aumentada e exemplos de uso
20 de julho de 2022 10:21O que é realidade aumentada e exemplos de uso
A Realidade Aumentada (AR) está tendo um impacto incrível em todos os setores, com casos de uso que vão de jogos, a turismo, publicidade e entretenimento.
É uma tendência crescente entre as empresas envolvidas em computação móvel e aplicativos para experimentação de produtos.
Veja o que é, como funciona e quais são os principais casos de uso de realidade aumentada 3D.
Neste artigo, você encontrará:
- O que é realidade aumentada (AR)
- Como funciona a realidade aumentada (AR)
- Qual o objetivo da realidade aumentada (AR)
- Realidade aumentada - Exemplos
- Apps de Realidade aumentada
- Diferença entre realidade virtual e realidade aumentada
- Quais os benefícios da realidade aumentada
- Como a realidade aumentada pode ser usada?
O que é realidade aumentada (AR)
A realidade aumentada (AR) é uma versão aprimorada do mundo físico real que é alcançada através do uso de elementos visuais digitais, som ou outros estímulos sensoriais e entregues via tecnologia.
A realidade aumentada usa o ambiente do mundo real existente e sobrepõe informações virtuais – ou mesmo um mundo virtual – em cima dele para aprimorar a experiência.
Por exemplo, pense em Pokémon Go, onde os usuários estão pesquisando em seus bairros da vida real por personagens animados que aparecem através do seu celular ou tablet.
Assim, a realidade aumentada pode ser aplicada de várias maneiras – você pode usá-la para parecer um gatinho fofo ou encontrar direções em shoppings.
A tecnologia de realidade virtual já permite que você experimente roupas, aplique uma nova cor na sua parede ou veja como os novos eletrodomésticos ficarão na sua mesa.
Como funciona a realidade aumentada (AR)?
A Realidade Aumentada sobrepõe informações ao mundo real e pode ser experimentada por meio de dispositivos móveis como óculos ou celulares.
Por exemplo, um funcionário do armazém pode usar seus óculos para identificar a prateleira na qual a peça de reposição que está procurando pode ser encontrada.
Ou o mecânico recebe informações úteis sobre o componente técnico que deve reparar.
O jogo Pokémon Go é provavelmente um dos exemplos mais famosos de AR.
Um princípio da realidade aumentada, na verdade, é o da sobreposição.
Para projetar imagens e elementos, a RA usa visão computacional, localização simultânea, mapeamento e rastreamento de profundidade (dados do sensor calculando a distância até os objetos).
Isso permite que as câmeras coletem, enviem e processem dados para mostrar conteúdo digital relevante para o que o usuário está vendo.
Qual o objetivo da realidade aumentada (AR)
A principal função da realidade aumentada é se entrelaçar com o ambiente real e adicionar elementos virtuais, mas realistas.
É muito eficaz para demonstrar resultados futuros em construção, design de interiores, varejo ou medicina.
Assim, você pode dar aos compradores de imóveis a capacidade de ver como será sua futura casa, como ficará um novo sofá em seu quarto ou ver como ficará seu sorriso após uma visita ao dentista.
A câmera da rede social "Instagram", com filtros de óculos, aranhas ou animais presos em seus rostos e até roleta de perguntas, são exemplos mais simples do que a tecnologia AR pode fazer.
Apesar disso, a popularidade destes aplicativos levou a uma imagem generalizada do AR oferecendo diversão e surpresa extraordinárias, sendo que este é apenas um aspecto de como o AR é usado.
A realidade aumentada torna tudo isso possível!
Continue a leitura e conheça alguns aplicativos que usam realidade aumentada.
Realidade aumentada exemplos
Os principais exemplos de uso de realidade aumentada são de:
- Visualizações de espaços: imóveis, arquitetura, ambientação de cenário.
- Navegação e visitas guiadas: passeios pela cidade com informações estendidas
- Visualizações de produtos: visualizar o produto desejado com antecedência
- Entretenimento: votação do público ao vivo na TV - unindo TV e digital
A realidade aumentada pode ser encontrada em diversas áreas como por exemplo: na medicina - para representação de áreas não visíveis, na proteção militar e civil - para simulações de treinamento, na arqueologia e geologia - para scans de solo, e muitas outras.
Apps de Realidade Aumentada
Aqui estão 10 apps de realidade aumentada para experimentar a tecnologia em diversas áreas:
- Google “Veja em 3D” (recurso de pesquisa)
- BBC Civilizations AR
- Google Maps Live View
- SketchAR
- Medida (iOS)
- Pokemon Go
- Minecraft Earth
- Mondly
- Inky Hunter
- Google Tradutor
Diferença de realidade aumentada e realidade virtual
A realidade aumentada e a realidade virtual costumam ser confundidas, então vamos esclarecer.
Enquanto a realidade virtual oculta completamente o mundo real para que o usuário possa mergulhar no ambiente virtual, com a realidade aumentada a realidade é mantida e apenas complementada com elementos virtuais
Tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada são tecnologias necessárias para construir e acessar o metaverso.
A realidade virtual, ou VR, é uma experiência virtual em que você substitui seu ambiente atual por um ambiente simulado.
A realidade aumentada é basicamente a realidade de nossas vidas cotidianas, mas com uma camada extra de informações em cima dela.
Como o app de realidade virtual da marca L'Oreal que permite testar diferentes tipos de maquiagem em seu rosto.
A coisa mais importante sobre AR é que quase todos podem experimentá-lo, porque tudo que você precisa é de um smartphone. O objetivo da realidade aumentada é ampliar o valor para os usuários.
Quais os benefícios da realidade aumentada?
Cada vez mais os consumidores estão começando a obter benefícios tangíveis da tecnologia AR e esperam isso como parte de seu processo de compra.
Por exemplo, alguns pioneiros no setor de varejo desenvolveram tecnologias projetadas para aprimorar a experiência de compra do consumidor.
Ao incorporar a realidade aumentada em aplicativos de catálogo, as lojas permitem que os consumidores visualizem como seriam os diferentes produtos em diferentes ambientes.
Para móveis, os compradores apontam a câmera para a sala apropriada e o produto aparece em primeiro plano.
Como a realidade aumentada pode ser usada?
Os aplicativos AR permitem que os usuários acessem e interajam com o conteúdo AR.
Esses podem ser aplicativos de mídia social bem conhecidos (como Facebook e Snapchat) ou podem ser aplicativos nativos ou da Web personalizados projetados para fins específicos, como o aplicativo 'IKEA Place' da Ikea, que permite aos usuários ver o que um pedaço de móveis ficariam em seu ambiente doméstico.
Os elementos digitais são inseridos diretamente em uma tela, diante dos olhos de quem vê. Assim, a informação virtual e nosso ambiente real apenas se sobrepõem.
Um exemplo? A câmera lê o objeto no quadro, o sistema o reconhece e ativa informações que se sobrepõem e se integra perfeitamente com a realidade, aumentando a quantidade de dados de detalhes em relação a esse objeto.
Leia também: